sábado, 5 de maio de 2018

TANTRA PARA HOMENS


Para mim, o Tantra está muito além de apenas despertar a energia sexual através de posições, ou respiração, toques ou movimento. 

Está centrado no desenvolvimento e despertar da Kundalini, a "serpente" de energia ígnea, de natureza biológica e manifestação sexual, situada na base da espinha que ascende através dos chackras até se obter a união entre Shiva e Shakti, que também é conhecida como samadhi, o prazer, o êxtase espiritual. 



É quando essa energia desperta da base/raiz da coluna e ascende aos chackras superiores, trazendo inúmeros benefícios ao corpo, ao coração, à mente e ao espírito.  

Lembrando que quando falamos energia sexual estamos falando de energia vital. Se toda energia é sexual, é vital, e sexual não está apenas no sentido de sexo, ou de sexualidade, mas de geração, de criatividade, de expansão, de vitalidade e até de sobrevivência. O Tantra está baseado no culto de Shiva e Shakti, sendo que Shiva representa a energia masculina, responsável pela criação e pela expansão. Shakti é a energia feminina, a que gera, a energia que contém e dá forma ao que a energia de Shiva cria. Ambos são iguais e importantes para que exista o equilíbrio, como o dia e a noite. Dentro desse aspecto, o Tantra é espiritual, no sentido de trazer a união dos dois princípios e a integração do humano e do divino através do sentir, do amor. É importante lembrar também que, quando falamos em Shiva-Shakti, não estamos falando de genitalidade e nem de orientação sexual, e nem de papéis sexuais masculinos ou femininos, mas de energias.

"Shakti está sempre com Shiva. São inseparáveis como o fogo e o calor. O mundo é uma manifestação de Shakti" Sw.Sirananda Sarasvati

Meu objetivo é que o praticante/interagente (ou cliente) aprenda a manejar sua energia sexual de forma consciente, para que possa realizar uma alquimia interna e alcançar uma iluminação consciente de todos os níveis do ser. A energia sexual é a mais forte que temos em nós, cujo direcionamento desvenda todos os aspectos da plenitude do nosso ser, e nos faz compreender melhor a nós mesmos. É um catalisador de compreensão humana. Por ser a mais poderosa e mais intensa energia, é a que oferece possibilidades de cura interna mais variadas, e mais eficazes, sobretudo pelo fato de que: a energia do corpo é inteligente, e o sistema emocional é auto-regulador. Muitos conflitos nem sempre podem ser compreendidos ou resolvidos através de processos racionais, e a manifestação saudável da energia sexual traz a resolução de paradigmas através de sinapses e de insights que vêm do âmago mais profundo do ser espiritual, desbloqueando e desprogramando conteúdos-gargalo. Liberta de paradigmas condicionantes que viram travas e impedem a livre manifestação do ser. 

Mas pergunta-se: porque o Tantra voltado para HOMENS? Antes de mais nada, é importante frisar e esclarecer que: o espírito humano não tem sexo, e a energia sexual, como já foi dito, independe de gênero (homem/mulher), independe de identidade e papéis de gênero, de orientação sexual, de papéis sexuais e de práticas sexuais. A energia sexual está acima dessas divisões e desses conceitos, pois é inerente do ser humano, e todo ser tem essa energia e a utiliza para viver, esteja consciente desse processo ou não. O que varia são as FORMAS DE MANIFESTAÇÃO dessa energia de acordo com a especificidade de cada ser. E todas elas são sagradas, quando em sintonia com a Vida. 

As necessidades do homem (homem = macho) independem da sua orientação sexo-afetiva, pois tanto gays, quanto héteros ou bissexuais têm necessidade de afeto, de toque, de sensação, e a filosofia tântrica oferece bastante isso, despertando o prazer através da descoberta/ redescoberta/ resgate de sensações corporais, por outras abordagens que não apenas aquelas em que fomos educados e em que acabamos condicionando padrões que nos limitam. Aliás, o Tantra traz uma nova idéia: a de se trabalhar a sexualidade como ela é, aceitando-a, e vivenciando-a de forma saudável. O Tantra traz uma outra perspectiva: não apenas o sexo pelo sexo, mas a excelência e a qualidade nas relações, sejam de amor, de sexo, de amizade ou quaisquer.

Como já disse anteriormente, a filosofia tântrica é uma ótima ferramenta para se conquistar a plenitude de todos os aspectos do ser, através do auto-conhecimento, da aceitação e da percepção do sagrado presente no nosso interior. Muito longe de ser um caminho fácil ou uma fórmula mágica que solucione todas as questões, propõe a auto-observação, o estar presente, o buscar a iluminação pela consciência, mas através do corpo e seus potenciais expressivos. 

Ou seja: é muito indicada para quem quer realmente se conhecer mais, conhecer o outro e reconhecer novas perspectivas e novos contatos com o mundo ao redor. O Tantra ensina a estar presente, no momento presente, no hoje. Buscando não apenas uma compreensão das coisas, como também um sentir, um redescobrir.

O homem de hoje precisa reaprender receber toque, a se tocar e a tocar no outro, e o quanto isso pode ser desrepressor e libertador. Meu trabalho é feito para suprir as necessidades e expectativas específicas do público masculino, e todas as práticas que adotamos e que são tradicionais da filosofia indiana são adaptadas para o mundo masculino e servem para trazer mais consciência corporal voltada à sexualidade, e com fins terapêuticos. De uma maneira profissional, libertária e consciente, sem conotação sexual. 
O verdadeiro Tantra não é uma técnica, mas o amor. Não é uma técnica, mas um estado de prece. Não é orientado pela cabeça, mas um relaxamento no coração. Por favor, lembre-se disso. Muitos livros foram escritos sobre o Tantra, e todos eles falam de técnicas, mas o verdadeiro Tantra nada tem a ver com técnicas. O verdadeiro Tantra não pode ser escrito; ele precisa ser percebido, sentido, sorvido.” OSHO.

Nenhum comentário: