sábado, 5 de maio de 2018

DICAS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE UM MASSOTERAPEUTA

1 – Antes de qualquer coisa, reflita um pouco e defina pra si mesmo que tipo de atendimento está realmente buscando. Que tipo de toque necessita, que tipo de modalidade se adequa mais ao seu jeito de ser, à sua estrutura física e às suas necessidades do momento. Se você não souber o que está exatamente procurando, fica difícil que o profissional adivinhe ou defina o que fazer com você. Pesquise sobre as modalidades, e na dúvida, pergunte ao massoterapeuta as diferenças e particularidades de cada linha, e como é cada técnica. Ele tem obrigação de esclarecê-lo, apesar de não poder decidir por você.


2 – Quando resolver telefonar (ou enviar whatsapp) para o massoterapeuta, pra se informar, não esqueça que está ligando pra uma pessoa, profissional e adulta, que geralmente tem mais o que fazer, mesmo estando 100% disposta a te dar atenção. Logo... seja objetivo ao perguntar o que precisa, e seja claro ao expor suas dúvidas e seus questionamentos. Evite perguntar coisas que já constam nos sites onde você pegou o contato, mas pergunte tudo o que necessitar saber, de forma clara. Saiba quem está contatando, pois não  há nada pior pra um profissional sério que um desconhecido procurando sem nem sequer saber o nome da pessoa com quem quer falar para marcar a massagem. Não venha pra sessão com coisas sub-entendidas e fantasias na cabeça. Pergunte antes, até pra que você tenha a liberdade de escolher qual profissional mais tem mais a ver com o que você busca. E se quiser ser respeitado, respeite. Caso não queira verbalizar alguma pergunta, veja se o profissional dispõe de algum endereço eletrônico para o qual você possa escrever e questionar. No whatsapp, se você chamou, espere o profissional te responder antes de mandar duzentas mensagens. Nem sempre o profissional está com o celular nas mãos, geralmente em sessão nós não atendemos ligações nem respondemos whats. 


3 – Entenda que: cada profissional tem seu perfil, trabalha do seu jeito, com base no que aprendeu, em como aprendeu e no que desenvolveu ao longo da prática. Mesmo em se tratando de modalidades de massagem com os mesmos nomes, nunca se esqueça que: mesmo que dois massoterapeutas apliquem a mesma técnica em uma pessoa, ela sentirá diferenças entre os dois toques. E mesmo que um profissional aplique exatamente o mesmo método em duas pessoas diferentes, ambas terão sensações distintas e darão feedbacks pessoais diferenciados. Portanto, não ache que existe uma padronização ou que todos trabalham da mesma forma. Existem sim diretrizes de trabalho, mas existe também uma gama muito grande de profissionais atuando. Desde o fisioterapeuta com formação acadêmica e mil especializações até o profissional do sexo, que eufemiza a propaganda dos seus serviços usando a roupagem da massagem. Entre esses dois extremos, existe toda uma gama de pessoas atuando de várias maneiras. Se tem profissional para todos os tipos de público, vai do cliente saber o que busca e contratar o que mais lhe interessa. Evite estabelecer comparações, ou achar que o profissional atual tem obrigação de tocar você exatamente como o anterior fazia.


4 – Converse com o profissional o máximo possível. Pois só assim você saberá o nível cultural dele,  o quanto ele sabe a respeito da própria atividade e sobretudo o quanto é equilibrado, responsável e apaixonado pelo que faz. Questione sobre formação, níveis e locais. Pergunte o que quiser, e seja sincero ao expor suas necessidades, suas dúvidas e sua busca. O terapeuta tem a obrigação de lhe ouvir e lhe esclarecer. E sobretudo te dar material pra você refletir se o que ele oferece vêm de encontro com o que você está buscando. Desconfie de profissionais que copiam textos dos outros, ou que falam como gravação na hora em que você pergunta como é a massagem. Desconfie também dos que padronizam métodos, dos que misturam técnicas muito distintas umas das outras (como thai misturado com tântrica, por exemplo) e de profissionais que não aparentam se preocupar com suas reações durante a sessão, que não te tocam direito e que seguem automaticamente seus métodos e trabalham como máquinas. Caso se sinta incomodado demais, suspenda a sessão. 

5 – Não existe massagem cara. Existe a massagem que você não pode ou não quer pagar. Significa que: se o cliente tem várias opções no mercado, não cabe a ele pedir abatimentos, descontos ou regatear preços. Existem os que trabalham com atendimentos promocionais, existem os que facilitam pacotes de sessões. Existem até os que atendem a preço de banana ou que concedem primeira-sessão-di-grátis. Vai de você conversar sobre isso tudo, mas sem nunca colocar preço no trabalho dos outros. Da mesma forma que com certeza você não gostaria que colocassem no seu.  Seja razoável. Achou caro? Não marque. Agradeça e se despeça, educadamente.

6 – Desconfie de profissionais que dizem trabalhar com "mix de técnicas" que não tem muito a ver uma com a outra... que misturam Reflexologia com Tantra, com Ayurvédica, Anmá, Sueca, Lomi-Lomi, Relaxante, Pedras Quentes, Pedras Frias e Energética na mesma sessão e técnicas japonesas e havaianas de brinde, tudo ao mesmo tempo, e que no final terminam com “finalizações eróticas com creme”... É bem possível que esse mix de técnicas milagrosas não tenha de fato nada a ver com o que dizem, seja apenas um pretexto pra prática sexual. A menos que seja isso que você busca: uma massagem com favores sexuais inclusos. Não duvido que alguém possa fazer combinação de técnicas em única sessão e fazer bem feito. Mas questiono muito o fato de que algumas pessoas deveriam se colocar como o que são: profissionais do sexo. Muitos se dizem “terapeutas”, mas não sabem responder nada quando o cliente pergunta, não tem nenhuma formação, nunca leram nenhum livro, não sabem nem diferenciar fibras musculares de nódulos de tensão,  tem a mente super fechada e simplesmente repetem conteúdos que ouviram ou que leram de qualquer jeito na internet. Ser terapeuta, trabalhar com processos que envolvem Terapia Corporal ou Holística é coisa muito séria, e há necessidade de ter estudo e uma postura ética. Observe, veja se o discurso é coerente, caso você busque realmente uma massagem com finalidades terapêuticas. Se seu objetivo for tão somente a satisfação de favores sexuais, esteja livre pra decidir de acordo com seus parâmetros pessoais, mas sempre com a consciência de que terapeuta não é “teraputa”. Portanto, não trate uns como outros, e vice-versa. Se você busca um programa e o profissional te disse que não trabalha assim, não insista: procure outro, procure o serviço que quer onde ele está sendo anunciado, não fique sub-entendendo nada, isso evita situações de constrangimento.

7 – Seu corpo é seu templo. Pense bem antes de entregá-lo pra ser manipulado. Sentir confiança no profissional, empatia e segurança do conhecimento dele no que diz respeito ao processo, às técnicas e às manobras é mais que fundamental. É importante que ele sempre deixe você a par de como é a sessão, de que tipos de toque vai realizar, e o porquê dos mesmos. Também é importante ele te dar um feedback pós-sessão. E ser atencioso com você durante todo o trabalho, desde o primeiro contato até o último "até logo". Da mesma forma, avalie se o local está limpo e em condições propícias a um bom trabalho, e se está de acordo com o anunciado e prometido nos quesitos segurança / limpeza / higiene/ tranquilidade/ discrição e etc. Bons terapeutas atendem em bons locais, por saberem que um ambiente propício facilita o bem-estar do cliente. Ainda que sejam locais simples, devem ser funcionais. 

8 – Não omita e nem minta nenhuma informação sobre seu quadro de saúde. Em hipótese nenhuma, e pra seu bem. E não esqueça que Massagem é terapia complementar, que não substitui cuidados médicos, caso exista a necessidade dos mesmos.

9 – Uma vez marcando a sessão, estando de posse do endereço e com agendamento confirmado, se esforce pra chegar alguns minutos antes, a fim de tomar uma água ou passar na toalette. Na impossibilidade de comparecer, se desculpe com o profissional e avise o quanto antes. Essa postura educada garante que o profissional terá espaço na agenda dele pra você, caso você deseje remarcar em ocasião mais propícia.


10 – No que diz respeito à Massagem Tântrica, Lingham Massage, Kundalini Massage e toques íntimos, infelizmente existe uma confusão muito grande, e uma tendência do público leigo em confundir esses ramos do conhecimento com o comércio de serviços sexuais. E essa confusão tanto é difundida por clientes que não alcançam o nível de compreensão necessário para o sucesso do processo, por estarem presos a seus paradigmas, quanto por profissionais desqualificados que dizem trabalhar com Tantra, sem ao menos saber de fato o que significa a Filosofia Tântrica porque nunca tiveram um contato real com ela. Tocar o corpo do outro é um ato de amor, que exige respeito. Portanto, Massagem Tântrica não pode ser feita por pessoas que não tenham o mínimo de auto-comprometimento e estudo sobre o tema. Se a masturbação, o orgasmo e o sexo-pelo-sexo fossem curativos por si só, ninguém nesse mundo teria problemas. A grande questão é que a energia sexual é muito forte e poderosa, porém exige direcionamento. Coisa que nem todos os profissionais sabem fazer com eficácia, já que apenas repetir os padrões é mais fácil. Além disso, não custa dizer novamente que um dos objetivos do Tantra é quebrar paradigmas, e não endossá-los. É conduzir a pessoa a uma nova experiência, a uma diferente percepção do seu corpo e de si, das possibilidades de prazer e do direcionamento de suas energias.










Nenhum comentário: